top of page
capa-galeria.png

CORPETE HATTIE MCDANIEL

Material: resíduo plástico de ventiladores | Coleta: ventiladores quebrados descartados | Local da coleta: Usina do Lixo - Unidade Transbordo de Resistência, Vitória - ES | Laboratório envolvido: A Fantástica Carpintaria em Vitória - ES.

coleta de resíduo plástico de ventiladores

Os ventiladores foram coletados na Usina do Lixo em Vitória e se transformaram na atualização do figurino de um filme de época.

Captura de tela 2024-02-28 115212.png
IMG_4572.heic
IMG_20230921_155122181.jpeg
WhatsApp Image 2024-02-28 at 11.46.30 (3).jpeg
e-o-vento-levou-1-1591954955552_v2_4x3.jpeg

E O VENTO TROUXE...

Um ponto de partida do processo criativo desse objeto foi re-imaginar o figurino do filme clássico "O vento levou" como forma de atualizar memórias sobre a Mama, personagem interpretada por Hattie McDaniel, que foi a primeira atriz negra coadjuvante a receber a indicação ao Oscar, mas que foi impedida de entrar na cerimônia de premiação. A atriz, que no filme interpreta uma doméstica, é também quem costura figurinos da personagem principal. Em versão atualizada, o Corpete Hattie McDaniel possui tamanho grande para vestir um corpo gordo e é imaginado para compor o figurino de uma possível interpretação cênica contemporânea em que a Hattie seja a narradora da história.

processo de criação e modelagem

As placas rígidas criadas a partir dos ventiladores foram cortadas por meio de um maquina CNC e então costuradas com um cadarço de algodão, tendo como resultado uma peça flexível e ajustável.

FICHA TÉCNICA

Concepção e pesquisa:  Juliana Lisboa

Modelagem: Juliana Lisboa e Euzane Serafim

Desenvolvimento de materiais: Juliana Lisboa

Assistente de laboratório: Alice Pedrosa

Design gráfico e direção de vídeo: Rawier Queiroga

Modelagem 3D: Leonardo Marrom

Edição de vídeo: Júlio Limiro

Captação de vídeo e foto: Kayo Boneli

Desenvolvida no Lab A Fantástica Carpintaria,

Vitória-ES, 2023-2024

AGRADECIMENTOS 

Ocupretar

Professora Kátia Miller

​Túlio Vinícius

SIGA-NOS!

instagram @julisboas

instagram @afantasticacarpintaria

instagram @nutrientescriativos

SOBRE

PRECISAMOS FALAR DO QUE NÃO CABE MAIS é uma pesquisa experimental que tem a materialidade do plástico como ponto de partida para discutir o consumo sustentável e novas tecnologias na moda e na arte. O projeto é idealizado pela designer Juliana Lisboa e foi selecionado pelo programa #RE-FARM CRIA 2023, realizado pela FARM e Instituto Precisa Ser.

logos1.png

© 2035 por COOPERATIVA DE ARTISTAS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page