
A PESQUISA
PRECISAMOS FALAR DO QUE NÃO CABE MAIS é uma pesquisa experimental que tem a materialidade do plástico como ponto de partida para fomentar reflexões sobre consumo sustentável e novas tecnologias na moda e na arte.
Ao longo de 4 meses foram desenvolvidos 3 objetos conceituais, resultantes de coletas e processamentos de resíduos distintos, como os polímeros têxteis, os eletronicos e objetos de uso doméstico. Parte do processo criativo e investigativo da designer Juliana Lisboa em Vitória-ES e se potencializa nesta pesquisa com uma equipe interdisciplinar.

Designer interdisciplinar, gestora cultural e diretora criativa. Co-fundadora da Cidade Quintal e do Lab A Fantástica Carpintaria, possui formação em Design pela Ufes, OneYear em Service Design pelo Instituto Europeu di Design (IED SP/Madri).
Nos últimos 15 anos tem nutrido experiências com direção criativa, inovação social e ambiental, atuando na fronteira entre o Design e campos multidisciplinares.
Fez parte da Bienal Brasileira de Design - Curitiba (2010), da EXPO UNIVERSAL MILÃO (2015), recebeu o 1º lugar no Prêmio Oxford Design (2017), a comenda Rubem Braga pelo Governo do ES (2018), foi selecionada para a Bienal Internacional de Arquitetura SP (2022) e recebeu o Prêmio Tomie Ohtake de Arquitetura - via Cidade Quintal (2023).
QUEM COLABORA
Conheça a equipe que se dedicou ao longo dos 4 meses de processo criativo.

Co-criação, pesquisa e produção executiva
Juliana Lisboa
Vitória-ES

Direção de conteúdo e design gráfico
Rawier Queiroga
Vila Velha-ES

Modelagem 3D
Leonardo Marrom
Vitória-ES

Produção local e co-criação
Euzane Serafim
Cariacica-ES

Fotografia
Damião Santana
Recife-PE

Assistente de laboratório e de mídias
Alice Pedrosa
Vitória-ES

Captação de vídeo
Kaio Boneli
Vitória-ES

Assessoria técnica
Renata Wanderley
Recife-PE

O RE-FARM CRIA é um programa voltado para jovens talentos como forma de fortalecer iniciativas por todo Brasil conectadas com o ecossistema da moda.